A fibromialgia é uma síndrome dolorosa que acomete principalmente mulheres de meia idade. Sua causa é desconhecida, mas pode estar relacionada a distúrbios na fase de sono profundo, conhecida por sono REM (do inglês Rapid Eye Movement).
Como características, há dor contínua em músculos e proeminências ósseas, com pontos dolorosos específicos (trigger points). São estes: trapézio, epicôndilos laterais, supra-espimhoso, coluna cervial inferior e lombar, espinha ilíaca posterior, articulações costo-condrais, glúteo máximo e joelhos. Os exames laboratoriais e das articulações e músculos não demonstram alterações.
Os pacientes também sentem exaustão, tem dificuldade para adormecer, acordam muito à noite e como conseqüência despertam cansados.
Esta patologia não é incapacitante e é tratável. Normalmente, o reumatologista recomenda antiinflamatórios não hormonais associados a benzodiazepínicos e agentes tricíclicos para o distúrbio do sono.
Tratamento psicoterápico pode ser recomendado, já que há tendência à depressão em muitos casos.
A hidroterapia é recomendada, pois associa os benefícios da atividade física dirigida com a redução da força da gravidade sobre os músculos e mais o efeito relaxante do calor da água. Assim, conseguimos diminuir a dor, obtendo o relaxamento muscular, ganho de amplitudes de movimento e alongamento muscular, além de facilitar o sono.
Ft. Letícia Crespi Kindermann