CREFITO-3:8516-SP
CREF-4: 000761 - PJ/SP
11 5542-3949 / 5542-1308
WhatsApp: 11 98648-3225
Rua Constantino de Sousa, 564 Campo Belo - São Paulo
Seg à sexta 7h as 22h | Sab 8h às 13h
FacebookFacebookYou Tube

Saga Natação

Menu
Menu

01/09/2009 - Hérnia de Disco

A coluna vertebral é formada por 33 vértebras. São 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares (móveis); mais 5 sacrais e 4 coccígeas (fundidas). Sustenta o corpo na posição ereta e ao mesmo tempo permite a mobilidade do tronco. Também protege a medula espinhal. Suas curvaturas naturais funcionam como um sistema de amortecimento a impactos.


Entre as vértebras está o disco intervertebral. Ele é formado por um anel fibroso que possui em seu centro o núcleo pulposo de consistência gelatinosa.


Quanto mais próximo ao sacro, é maior a compressão exercida sobre o disco. Se este estiver lesado, há maior atrito nas articulações, o que leva à artrose da coluna.


A partir dos 25 anos de idade, as fibras do anel fibroso começam a sofrer degenerações. Deste modo, o núcleo pode espalhar-se pelo disco e ao atingir as terminações nervosas provocar uma dor profunda.


Ao inclinarmos o tronco para frente sem utilizar a flexão dos quadris, sobrecarregamos a coluna lombar numa hiperflexão. A maioria das pessoas faz este movimento de forma errada, milhares de vezes durante sua vida. Este esforço repetitivo vai rompendo as fibras posteriores do anel fibroso e a pressão gerada na parte anterior das vértebras durante a flexão empurra o núcleo para trás. Quando estendemos o tronco de forma brusca, o núcleo herniado fica preso pelo peso das vértebras. A dor gerada faz o corpo bloquear o movimento como um reflexo de defesa; é o popular “travar a coluna”.


Exercícios na piscina terapêutica aliviam a dor da hérnia discal. Podemos realizar tração vertebral durante a flutuação, descomprimindo as vértebras e ganhando maior espaço interarticular, o que diminui a compressão nervosa. A temperatura da água também auxilia no relaxamento muscular. Exercícios visando ganho de amplitudes de movimento e alongamento musculares, associados a orientações posturais e R.P.G. (reeducação postural global) completam o tratamento.

Ft. Letícia Crespi Kindermann



 

:: Voltar

11 5542-3949 / 5542-1308
Rua Constantino de Sousa, 564 Campo Belo - São Paulo
FacebookFacebookYou Tube