A modalidade que consiste em uma ginástica praticada dentro da água se popularizou, a explicação pode estar relacionada à vida dos seres humanos antes de nascerem, que se encontravam imersos em água. Os especialistas afirmam que os exercícios realizados na água são mais divertidos, agradáveis, eficazes, estimulantes.
Um dos motivos é que a resistência natural da água intensifica tanto o trabalho cardiorrespiratório como o de força. Um grupo de senhoras da terceira idade fazendo movimentos leves e coreografados dentro da piscina. Se é essa a imagem que vem à sua cabeça quando alguém fala em hidroginástica, está mais do que na hora de mudar de idéia. A atividade não é sinônimo de malhação light. "Existem vários tipos de aulas, para todos os níveis de condicionamento físico de iniciante a avançado As aulas têm ritmo, são motivadoras e trabalham os músculos, a capacidade cardiovascular e a flexibilidade."
"Seguindo um programa à risca, você consegue eliminar gordura e ganhar massa muscular em poucos meses, além de sentir uma melhora geral no condicionamento físico." Em uma hora de aula com enfoque aeróbico, uma aluna que já tem algum preparo gasta, em média, de 300 a 400 calorias; se o trabalho for localizado, a perda fica em torno de 200 calorias. Conheça algumas das modalidades que vão fazer você aposentar o tênis, vestir o maiô e cair na água.
Hidro local: Nessa ginástica localizada, você trabalha os grupos musculares com halteres, luvas, tornozeleiras, aquatubes e outros equipamentos que flutuam e são próprios para atividades na água.
Deep running: Vestindo um colete de flutuação, você corre. Como o impacto com o solo é zero, o trabalho cardiovascular aumenta em 30%.
Water running: Outro tipo de corrida, com variações de deslocamento em todas as direções usando braços e pernas, sem colete.
Hidrobol: Ao mesmo tempo que você fica brincando com uma bola de borracha nas mãos, desenvolve coordenação motora, equilíbrio e agilidade, além de melhorar a resistência cardiorrespiratória e neuromuscular.
Hidro kick-boxe: Socos e chutes dentro da água sem tocar os pés no chão. Em algumas academias são combinados com exercícios de treinamento de boxe, como simulações de pular corda e corrida.
Hidro sport: Sem bola, você dá saques, cortadas, manchete, como se estivesse jogando vôlei, tênis, futebol ou basquete. Desenvolve coordenação motora, resistência muscular localizada e agilidade.
Hidro action: Inspirada nos esportes de aventura, com exercícios que desenvolvem agilidade, equilíbrio e concentração. A aula simula situações de risco, em que você tem de pular fios de alta tensão, e, digamos, atividades radicais, como canoagem e escalada.
Benefícios
A partir de um equilíbrio adequado da intensidade e da quantidade da prática esportiva e de exercícios à sua real condição e capacidade física, o individuo estará sendo beneficiado na melhoria de sua aptidão física e motora, aprimorando sua força, tonificando e resistência musculares, assim como sua resistência cardio- respiratória, retardando por assim dizer , o processo degenerativo das formas de trabalho motor, geralmente as mais afetadas pela idade.
Da mesma forma, os grandes músculos terão mais elasticidade e, as articulações mais flexibilidade e, em conseqüência , o seu corpo como um todo terá maior mobilidade, permitindo melhor coordenação, movimentos mais fáceis e harmoniosos, enfim, maiôs domínio do corpo.
A sua postura corporal, que é a imagem de sua personalidade, certamente será melhorada e a suas deficiências serão compensadas. O coração se fortalece, bombeando mais sangue em cada pulsação e seu sistema, circulatório passa a funcionar melhor, contribuindo para normalizar eventuais desvios metabólicos comprovados pela análise bioquímica do sangue.
Os pulmões, graças a uma atividade suficiente, passam a receber maior quantidade de ar, pela profundidade e aceleração do ritmo respiratório, facilitando as trocas metabólicas e maior oxigenação do sangue do sangue e dos tecidos, como verdadeiro sopro de vida.
Assim, todos os órgãos do corpo humano têm seu comportamento alterado na razão direta da atividade física.
Não bastassem todos esses benefícios, o individuo através da atividade esportiva se sentirá ainda mais descontraído e mais aliviado de suas tensões, além de sentir mais disposição e eficiência no trabalho e maior prazer nas suas horas de recreação e lazer.
A hidroginástica vem sendo utilizada com sucesso, como forma terapêutica nos casos de recuperação de algumas cirurgias, tais como implantação de prótese, ou de doenças como a osteoporose. O estresse ósseo estimula as células osteoblásticas, conseguido com movimentos utilizando braços de alavanca maiores ou acessórios que aumentem a resistência na água. A indústria de fitness vem desenvolvendo cada vez mais uma infinidade de equipamentos seguros para melhorar, a força e a resistência em todo tipo de atividade, inclusive a hidroginástica.