O desenvolvimento da personalidade da criança, que compreende as mudanças ocorridas no organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento (comportamento motor, percepção, construção da inteligência, afetividade, aprendizagem)tem merecido ultimamente uma atenção cada vez maior por parte dos investigadores.
Os pais matriculam seus filhos ainda bebês em programas de adaptação ao meio líquido, esperando que com isso os mesmos aprendam a nadar. Mas o que muitos não têm em mente é que os benefícios de um programa de natação infantil vão muito além do saber nadar.
Sem via de dúvidas, a natação infantil é o primeiro a mais eficaz instrumento de aplicação da educação física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. Similarmente é possível afirmar, no que diz respeito, por exemplo, ao desenvolvimento psicomotor, sua decisiva participação na construção esquema corporal e seu papel integrador no processo de maturação.
Dessa forma, o fim que persegue um método de natação não deve ser unicamente que o aluno chegue a converter-se em um nadador. O aluno deve também receber um acúmulo de experiências que, através das suas vivências lhe enriqueçam e contribuam à sua melhor educação integral.
Nesse sentido, a natação infantil não se detém somente ao fato de que a criança aprenda a nadar, mas sim, que contribua para ativar o processo evolutivo psicomorfológico da criança, auxiliando desenvolvimento de sua psicomotricidade e reforçando o início de sua personalidade.
O raio de ação da natação infantil envolve desde a ativação das células cerebrais da criança, até um melhor e mais precoce desenvolvimento de sua psicomotricidade, sociabilidade e reforço do sistema cardiovascular morfológico.
A natação como agente educativo quando aplicada a crianças em idade pré-escolar assumirá um papel formativo e totalizador, levando as mesmas crianças que participaram de um programa de adaptação ao meio líquido a se desenvolverem melhor e mais rapidamente, o que fará do posterior processo de alfabetização algo simples e bem sucedido.
Um programa de natação para primeira infância, quando elaborado e conduzido por um profissional competente, assume o importante papel de educar integralmente a criança permitindo:
• a aquisição do sentimento de “confiança básico”, eixo da personalidade matriz da confiança social;
• a seleção e gradação dos estímulos sensoriomotores para obtenção de respostas adaptativas mais adequadas e hierarquicamente úteis para a transferência da aprendizagem;
• o conhecimento e domínio progressivo do corpo, que facilitam a formação de uma imagem corporal integrada e rica através da sensório-percepção;
• a formação de base (construtora) da inteligência, à partir das oportunidades oferecidas, em quantidade e qualidade adequadas, de exercitar sua vontade em realizar experiências;
• a comunicação entre a criança e o professor (adulto) através do gesto e da ação, como medida prévia para uma comunicação simbólica e integrada;
• a instauração de um vínculo pedagógico personalizado e cooperativo, aberto à mutualidade família – escola de natação, a fim de formar um arquético educativo social prospectivamente válido.
Assim, a importância da natação não apenas para o desenvolvimento físico da criança, mas também para formação de sua personalidade e inteligência, é algo que não se pode negar. Crianças iniciadas em um programa de adaptação ao meio líquido em idade pré-escolar têm um rendimento mais satisfatório em seu processo de alfabetização.
Artigo publicado pela Prof. Linda Moreira