CREFITO-3:8516-SP
CREF-4: 000761 - PJ/SP
11 5542-3949 / 5542-1308
WhatsApp: 11 98648-3225
Rua Constantino de Sousa, 564 Campo Belo - São Paulo
Seg à sexta 7h as 22h | Sab 8h às 13h
FacebookFacebookYou Tube

Saga Natação

Menu
Menu

22/11/2012 - Atividades Aquáticas para Crianças e Adolescentes com Distrofia Muscular

A fisioterapeuta, Rosane Barroso Caetano (CREFITO 3/22126-F), membro da Equipe da Saga Natação e Fisioterapia Aquática, participou de um evento na Faculdade de Educação Física e Esporte de Biala Podlaska, na Polônia em Setembro de 2012, ministrando a palestra “Atividades Aquáticas para Crianças e Adolescentes com Distrofia Muscular”. Um artigo científico escrito em parceria com o Dr. Acary Souza Bulle e a Fisioterapeuta e Educadora Física Dra. Sissy Veloso Fontes, será publicado na revista da Universidade em breve abordando o mesmo tema.
Com o objetivo de informar e divulgar informações aos nossos alunos, pacientes, parceiro e amigos gostaríamos de apresentar o resumo deste trabalho.

Atividades Aquáticas para Crianças e Adolescentes com Distrofia Muscular

Introdução: Existem vários tratamentos indicados para melhorar a qualidade de vida de crianças e jovens portadores de Distrofia Muscular (DM). Atividades aquáticas são frequentemente solicitadas pelos pais ou indicadas por médicos e fisioterapeutas na Unidade de Doenças Neuromusculares da Unifesp.

Objetivo: Revisar as evidências científicas disponíveis sobre as atividades aquáticas para crianças com DM e apresentar alguns aspectos a considerar.

Método: Pesquisa do banco de dados eletrônicos (MEDLINE, Pubmed, PEDro e Cochrane) para artigos relacionados, nos últimos 12 anos. Pesquisa adicional inclui tópicos relacionados à distrofia muscular, atividades aquáticas e os efeitos de imersão no corpo humano.
Resultados: A pesquisa no banco de dados eletrônico inicial resultou em 11 artigos. Apenas um estudo, uma revisão sistemática cumpriu os critérios de inclusão. Getz e colegas analisaram 11 artigos, mas apenas um, com amostra de 3 indivíduos com fraqueza muscular progressiva.

Conclusão / Considerações: Não há pesquisas baseadas em evidências para avaliar os efeitos das atividades aquáticas na população DM. Implementação e conclusão dos estudos sobre a confiabilidade e validação dos instrumentos de mensuração das habilidades aquáticas oferecerá uma ferramenta importante para analisar a eficácia das atividades aquáticas para Distrofia Muscular. Os profissionais devem tomar cuidado especialmente com a fadiga muscular, o tipo de treinamento físico, insuficiência cardíaca grave e descompensada e insuficiência respiratória em ambiente aquático.

Palavras-chave: Distrofia Muscular; hidroterapia; prática baseada em evidências, criança.

:: Voltar

11 5542-3949 / 5542-1308
Rua Constantino de Sousa, 564 Campo Belo - São Paulo
FacebookFacebookYou Tube