É a inflamação dolorosa de pequenas bolsas (Bursa – saco plano que contém líquido sinovial que facilita a movimentação normal de algumas articulações e músculos e reduz o atrito). As bursas estão localizadas em local de atrito, especialmente onde os tendões ou músculos passam sobre os ossos, elas existem em todo aparelho locomotor.
Normalmente, uma bursa contém uma quantidade pequena de líquido. No entanto quando lesada, pode inflamar e encher de líquido.
CAUSA
As causas da bursite:
- O uso excessivo crônico da articulação (overuse);
- Lesões por esforço;
- Problemas metabólicos ou reumáticos (a gota, pseudogota, artrite reumatóide ou infecção);
- Traumas;
-Desvios posturais que prejudiquem a função dos ombros.
E frequentemente , a sua causa é desconhecida.
SINTOMAS
A Bursite causa dor e tende a limitar os movimentos, mas os sintomas específicos dependem de localização da bursa inflamada. Por exemplo, quando uma bursa do ombro inflama, a elevação do membro superior com seu afastamento da lateral do corpo, como ao vestir um casaco, é dolorosa e difícil.
A bursite aguda ocorre subitamente. A área inflamada é dolorosa ao ser movida ou tocada. A pele sobre as bursas localizadas próximas da superfície (por exemplo, próximo do joelho ou cotovelo) pode tornar-se vermelha e edemaciada.
A bursite aguda, causada por uma infecção ou pela gota, é particularmente dolorosa e a área afetada torna-se vermelha e, à palpação, percebe-se que ela é quente. A bursite crônica pode ser decorrente de episódios anteriores de bursite aguda ou de lesões repetidas. Finalmente, as paredes da bursa tornam-se espessas e pode ocorrer acúmulo de material anormal, com depósitos sólidos de cálcio com aspecto de giz em seu interior.
As bursas lesadas são suscetíveis a novas inflamações, quando submetidas a exercícios ou esforços incomuns, A dor e o edema prolongados podem limitar os movimentos, acarretando atrofia e fraqueza muscular. Os episódios de bursite crônica podem durar alguns dias ou até várias semanas e a sua recorrência é freqüente.
Ela pode ser agravada pelo maior tempo de ação dos fatores determinantes. Como os pacientes idosos tiveram maior exposição a micro-traumas pelo fato de terem vivido mais, eles com freqüência apresentam mais o quadro.
TRATAMENTO
FASE INICIAL: Tratamento médico + Fisioterapia
FASE INTERMEDIÁRIA: Fisioterapia e/ou Hidroterapia
FASE AVANÇADA: Prática de atividades físicas (Natação)