CREFITO-3:8516-SP
CREF-4: 000761 - PJ/SP
11 5542-3949 / 5542-1308
WhatsApp: 11 98648-3225
Rua Constantino de Sousa, 564 Campo Belo - São Paulo
Seg à sexta 7h as 22h | Sab 8h às 13h
FacebookFacebookYou TubeInstagram

Saga Natação

Menu
Menu

04/08/2009 - Bursite

É a inflamação dolorosa de pequenas bolsas (Bursa – saco plano que contém  líquido sinovial que  facilita a movimentação normal de algumas articulações e músculos e reduz o atrito). As bursas estão localizadas em local de atrito, especialmente onde os tendões ou músculos passam sobre os ossos, elas existem em todo aparelho locomotor.


Normalmente, uma bursa contém uma quantidade pequena de líquido. No entanto quando lesada, pode inflamar e encher de líquido.


CAUSA


As causas da bursite:


- O uso excessivo crônico da articulação (overuse);
- Lesões por esforço;
- Problemas metabólicos ou reumáticos (a gota, pseudogota, artrite reumatóide ou infecção);
- Traumas;
-Desvios posturais que prejudiquem  a  função dos ombros.


E frequentemente , a sua causa  é desconhecida.


SINTOMAS


A Bursite causa dor e tende a limitar  os movimentos, mas  os sintomas específicos dependem de localização da  bursa inflamada. Por exemplo, quando uma bursa  do ombro inflama, a  elevação  do membro superior com seu afastamento  da lateral do corpo, como ao  vestir um  casaco, é  dolorosa e difícil.


A bursite aguda ocorre subitamente. A área inflamada é dolorosa ao ser movida ou tocada. A pele sobre as bursas localizadas próximas da superfície (por exemplo, próximo do joelho ou cotovelo) pode tornar-se vermelha e edemaciada.


A bursite aguda, causada por uma infecção ou pela gota, é particularmente dolorosa e a área afetada torna-se vermelha e, à palpação,  percebe-se que ela  é quente. A bursite crônica pode ser decorrente de episódios anteriores de bursite aguda ou de lesões repetidas. Finalmente, as paredes  da bursa tornam-se espessas  e pode  ocorrer acúmulo de material anormal, com depósitos sólidos de cálcio com  aspecto de giz em seu  interior.


As  bursas lesadas são suscetíveis  a novas  inflamações, quando submetidas a  exercícios ou esforços incomuns, A dor  e o  edema prolongados podem limitar os movimentos, acarretando atrofia e fraqueza muscular. Os episódios de bursite crônica podem durar alguns dias ou até várias semanas e a  sua recorrência é freqüente.


Ela pode ser agravada pelo maior  tempo de ação dos fatores  determinantes. Como os pacientes idosos tiveram maior exposição a micro-traumas pelo fato de terem  vivido mais, eles  com  freqüência apresentam mais  o quadro.


TRATAMENTO
 
FASE INICIAL: Tratamento médico + Fisioterapia


FASE INTERMEDIÁRIA: Fisioterapia e/ou Hidroterapia


FASE AVANÇADA: Prática de atividades físicas (Natação)

:: Voltar

11 5542-3949 / 5542-1308
Rua Constantino de Sousa, 564 Campo Belo - São Paulo
FacebookFacebookYou TubeInstagram