CREFITO-3:8516-SP
CREF-4: 000761 - PJ/SP
11 5542-3949 / 5542-1308
WhatsApp: 11 98648-3225
Rua Constantino de Sousa, 564 Campo Belo - São Paulo
Seg à sexta 7h as 22h | Sab 8h às 13h
FacebookFacebookYou Tube

Saga Natação

Menu
Menu
Modalidades
Halliwick
Método Halliwick

Muitos adultos e terceira idade têm vontade de aprender a nadar, mas ao entrar na piscina ficam inseguros e com medo, ou até mesmo com pânico. Vários podem ser os fatores para isto acontecer, falta de contato com a água quando eram pequenos, pais receosos e com medo que transmitiram suas inseguranças para proteger os filhos, ou até mesmo traumas, com quase afogamento, que ocorreram no passado, no mar ou na piscina.

O Método Halliwick foi desenvolvido em 1949, por James McMillan. Atualmente o Conceito Halliwick é uma abordagem para ensinar todas as pessoas a participarem de atividades aquáticas, moverem-se com independência na água e a nadar (IHA, 2010). Como ensina com alegria na água, e as conquistas estão no prazer, muitas atividades são realizadas através de jogos, brincadeiras e músicas.

Ensina adaptação e controle do equilíbrio do corpo na água em uma ordem de progressão do mais simples para o mais complexo. A filosofia do Halliwick é ensinar com alegria na água, sem uso de flutuadores o que facilita o aprendizado e controle da respiração no meio líquido, é um momento de liberdade na água.

Como as aulas são individuais, com um instrutor para cada nadador, o processo de aprendizado é baseado na confiança e prazer de estar na água. Alguns alunos nas primeiras aulas já conseguem aprender a assumir a posição de flutuação e retornar de maneira independente, mas cada pessoa é única e devemos respeitar seus limites e inseguranças. Temos observado uma rápida adaptação ao meio líquido, como controle da respiração, pouco apoio durante as atividades, mais confiantes e seguros o que facilita adquirir as habilidades e o controle do corpo na água através do Programa dos 10 pontos do Conceito Halliwick.

Com duração média de seis meses e o domínio do programa dos 10 Pontos, uma nova fase se inicia com aprendizado dos estilos do nado da natação propriamente dita com os professores da Saga.

As aulas de Halliwick são ministradas por profissionais treinados e habilitados na aplicação do Conceito pela International Halliwick Association (IHA) e são especialmente indicadas para aqueles que têm medo, pânico ou falta de adaptação ao meio líquido para aproveitar melhor as atividades aquáticas.

Seminário dos Instrutores Internacionais do Conceito Halliwick, Irlanda 2013. Artigo Científico- Conceito Halliwick inclusão e participação através das atividades aquáticas funcionais. The Halliwick Concept, inclusion and participation through aquatic functional activities. http://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=468
11 5542-3949 / 5542-1308
Rua Constantino de Sousa, 564 Campo Belo - São Paulo
FacebookFacebookYou Tube